Yoga para iniciantes: benefícios, emagrece

A yoga é uma série de exercícios (posturas) de origem hindu, que proporcionam equilíbrio, relaxamento e tranquilidade. Essas posturas também são conhecidas como “asanas”. A yoga faz parte dos movimentos de medicina alternativa, já que seus exercícios proporcionam melhorias ao corpo além de serem benéficos para a saúde.

Comumente, a pessoa pode optar por fazer yoga com a intenção de proporcionar bem estar mental e relaxamento, afastando o estresse. A origem espiritual dos exercícios define as posturas como práticas que levam a uma integração com as energias do universo e também unam a pessoa com seu próprio conhecimento interior e o controle da respiração.

Yoga emagrece

Muita gente não imagina, mas essa prática de mais de cinco mil anos também é grande aliada na perda de peso. Isso mesmo: as posturas da yoga estimulam o metabolismo e regulariza a produção dos hormônios. Além do mais, com a prática constante dos exercícios, o controle da respiração proporciona relaxamento e diminui a ansiedade. Com a ansiedade reduzida, a vontade de comer por impulso também diminui, minando o risco de comer alimentos calóricos entre as refeições, mesmo estando sem fome.

Yoga Benefícios

Coluna em dia

A prática da yoga também é extremamente benéfica para a coluna (e também para quem sofre de artrite, hérnia, artrose…). É necessário cautela no início e os movimentos devem ser ensinados e supervisados por um profissional da área, para não forçar além dos limites do corpo e acabar se machucando. Os benefícios são inúmeros e chegam aos poucos, com a prática.

Alívio de dores de cabeça

A yoga também pode ser uma grande aliada no tratamento de dores de cabeça. Isso porque, por meio de certas posições da yoga, o fluxo de sangue e também o oxigênio se tornam mais intensos na cabeça. Entre as posições indicadas estão a pose de águia, o gato e a balasana.

posturas yoga

Quadro informativo com algumas das posturas yoga para relaxar

A pose de águia é indicada para momentos em que a dor ainda não está forte, ou seja, apenas começando. A coluna fica ereta enquanto você entrelaça as pernas e os braços. Já a posição do gato alivia a coluna vertebral e ajuda a melhorar a dor de cabeça: apóie as mãos e os joelhos no chão. Erga a coluna quanto expirar e volte a deixá-la reta quanto inspirar. Já a balasana proporciona também alivio para o estresse e a ansiedade, além de alongar as costas. Apóie sobre as pernas flexionadas e leve o corpo para frente, esticando os braços e encostando o rosto no chão com suavidade.

Outras vantagens da prática regular

Os benefícios da yoga são inúmeros e, além dos que já citamos, podemos lembrar também que a endorfina produzida durante os exercícios proporcionam alívio de dores musculares e aumentam a imunidade.

A eficiência respiratória aumenta, o que auxilia no sistema cardiovascular e também na normalização da pressão sanguínea.

O sono também melhora, a insônia começa a ser combatida e a sensação de tranquilidade é sentida durante todo o dia, aumentando a produção intelectual e o rendimento no trabalho.

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